DGS recomenda vacinação contra febre amarela para viagens ao Brasil

29-01-2018 (15h01)

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) recomenda vacinação contra a febre amarela a quem viaja para o Brasil, na sequência de um aumento do número de casos, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Para a prevenção da febre amarela a DGS recomenda vacinação pelo menos dez dias antes da partida. Uma única dose é suficiente para conferir imunidade sustentada e protecção para toda a vida, esclarece a DGS.

Deve ser marcada uma Consulta do Viajante pelo menos quatro semanas antes da partida e devem ser adoptadas medidas de protecção individual contra a picada de mosquitos, incluindo utilização de repelentes e de mosquiteiras, alojamento com ar condicionado e uso de vestuário largo que cubra a maior área corporal possível.

Para a protecção das crianças, a DGS recomenda utilização de carrinhos de bebé, berços e alcofas com redes mosquiteiras.

Até 12 dias após o regresso, os viajantes que apresentem sintomas sugestivos da doença, incluindo febre, dores de cabeça intensas, dores musculares, fadiga, náuseas e vómitos, devem contactar o Serviço Nacional de Saúde ou consultar um médico, referindo a viagem.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou este mês que aumentou o número de casos de febre amarela no Brasil, designadamente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, segundo indica a DGS.

De 1 de Julho de 2017 a 14 de Janeiro de 2018 foram notificados 35 casos confirmados, incluindo 20 óbitos, encontrando-se outros 145 casos suspeitos sob investigação.

O Brasil tem em curso uma campanha de vacinação em massa.

Clique para mais notícias: Brasil

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Soltrópico lança propostas para viajar no Carnaval

12-12-2018 (13h01)

O operador turístico Soltrópico divulgou para o mercado várias propostas para viajar no Carnaval, incluindo pacotes para Cabo Verde, Brasil, Açores e Maurícia.

Solférias põe à venda “especial Carnaval” no Rio de Janeiro

07-12-2018 (17h22)

O operador turístico Solférias está a divulgar propostas para o Carnaval no Rio de Janeiro, com voos TAP de ida e volta e sete noites de alojamento a partir de 1.329 euros por pessoa em quarto duplo.

Sonhando só tem dois lugares para o réveillon na Bahia com voo directo do Porto

03-12-2018 (14h32)

O operador turístico Sonhando está a anunciar que só tem dois lugares em classe executiva na sua programação para o Fim de Ano na Bahia, com voo directo do Porto no dia 26 de Dezembro e alojamento na Praia do Forte.

Solférias anuncia “últimos lugares” para o Réveillon no Brasil

19-11-2018 (17h27)

O operador turístico Solférias está a anunciar ofertas de “últimos lugares” para os seus programas de Réveillon no Brasil, com voos para Salvador, Fortaleza e Natal.

Vencedor do Comida di Buteco inspira prato da Azul

09-11-2018 (12h09)

A companhia aérea Azul vai colocar à disposição dos passageiros de classe executiva em alguns voos internacionais, um prato inspirado no "Mineirice Uai!", criação do "Buteco Vô Joaquim" de Campinas, vencedor do concurso Comida di Buteco.