DGS recomenda vacinação contra febre amarela para viagens ao Brasil

29-01-2018 (15h01)

A Direcção-Geral de Saúde (DGS) recomenda vacinação contra a febre amarela a quem viaja para o Brasil, na sequência de um aumento do número de casos, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.

Para a prevenção da febre amarela a DGS recomenda vacinação pelo menos dez dias antes da partida. Uma única dose é suficiente para conferir imunidade sustentada e protecção para toda a vida, esclarece a DGS.

Deve ser marcada uma Consulta do Viajante pelo menos quatro semanas antes da partida e devem ser adoptadas medidas de protecção individual contra a picada de mosquitos, incluindo utilização de repelentes e de mosquiteiras, alojamento com ar condicionado e uso de vestuário largo que cubra a maior área corporal possível.

Para a protecção das crianças, a DGS recomenda utilização de carrinhos de bebé, berços e alcofas com redes mosquiteiras.

Até 12 dias após o regresso, os viajantes que apresentem sintomas sugestivos da doença, incluindo febre, dores de cabeça intensas, dores musculares, fadiga, náuseas e vómitos, devem contactar o Serviço Nacional de Saúde ou consultar um médico, referindo a viagem.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou este mês que aumentou o número de casos de febre amarela no Brasil, designadamente nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, segundo indica a DGS.

De 1 de Julho de 2017 a 14 de Janeiro de 2018 foram notificados 35 casos confirmados, incluindo 20 óbitos, encontrando-se outros 145 casos suspeitos sob investigação.

O Brasil tem em curso uma campanha de vacinação em massa.

Clique para mais notícias: Brasil

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Vencedor do Comida di Buteco inspira prato da Azul

09-11-2018 (12h09)

A companhia aérea Azul vai colocar à disposição dos passageiros de classe executiva em alguns voos internacionais, um prato inspirado no "Mineirice Uai!", criação do "Buteco Vô Joaquim" de Campinas, vencedor do concurso Comida di Buteco.

Sonhando promove ofertas para o Fim de Ano na Bahia

19-10-2018 (13h31)

O operador turístico Sonhando está a promover ofertas para o Fim de Ano em Guarajuba e na Praia do Forte, na Bahia, com voos directos de Lisboa e do Porto.

Sonhando lança ofertas para celebrar o Réveillon na Bahia

12-09-2018 (18h04)

O operador turístico Sonhando está a promover os seus programas para celebrar o Fim de Ano no Brasil, com sete noites de alojamento e voos directos de Lisboa e do Porto para Salvador, na Bahia.

Conheça a biodiversidade de Porto de Galinhas num passeio de jangada

11-09-2018 (17h22)

O Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau (Porto de Galinhas CVB) está a promover passeios de jangada para conhecer a biodiversidade do Pontal de Maracaípe, onde se encontram as águas do rio e do mar.

TAP está a oferecer desconto de 50% e milhas a dobrar aos clientes Victoria no Brasil

05-09-2018 (16h49)

A TAP está a promover os seus voos à partida do Brasil com quatro ofertas para membros do programa de fidelização Victoria, que vão de bilhetes prémio com 50% de desconto até à acumulação de milhas a dobrar.