Promovida pela Câmara de Reguengos de Monsaraz, a bienal Monsaraz Museu Aberto vai na sua 23.ª edição e prolonga-se até ao dia 29 deste mês, com uma programação centrada na paisagem cultural, com “o que de melhor se faz na cultura e nas artes do espectáculo”, indicou hoje o município.
A actuação de Marta Pereira da Costa, a “única mulher guitarrista profissional de Fado a nível mundial”, e um concerto de Teresa Salgueiro, com músicas dos Madredeus, dos seus discos a solo e em homenagem a Amália Rodrigues, José Afonso e Carlos Paredes, são dois dos destaques do programa musical.
No primeiro dia, esta sexta-feira, a partir das 19:00, está prevista animação de rua pelo grupo SevenDixie e, três horas depois, acontece o espetáculo de Marta Pereira da Costa, que se apresenta ao público com o seu quinteto e na companhia de Rui Veloso e Ricardo Mendes.
O grupo Monda, com João Gil e Joana Amendoeira como convidados, apresenta-se no Sábado, no mesmo dia em que actua também o grupo Al-Canti. No Domingo decorrem concertos de Edu Miranda Trio, Filipa Pais e os cubanos Havana Way.
O cartaz musical é retomado no fim de semana seguinte com espectáculos no dia 20, com o AR Quarteto e a cantora Teresa Salgueiro, e no dia 21, com a Orquestra de Câmara do Alentejo e um espectáculo de Tango e folclore argentino pela orquestra Arcos de Buenos Aires Tango Show.
O espetáculo Alentejo Coral Jovem, com cinco grupos de cante alentejano, acompanhados pelo conjunto Os Vocalistas, dá o 'pontapé de saída', no dia 27, para o último fim de semana do certame.
A Gala do Cante, com desfile e actuação de grupos corais, com a participação da fadista Maria Emília, do poeta Manuel Sérgio e do guitarrista José Farinha, e o evento “O Vinho e o Trabalho”, igualmente com grupos de cante alentejano, são os pontos altos, respectivamente, dos dias 28 e 29 deste mês.
Além das sonoridades musicais, que vão 'inundar' vários espaços desta vila medieval alentejana junto ao lago do Alqueva, o certame inclui outros atractivos, nomeadamente as exposições, que podem ser visitadas durante as três semanas de programação.
A artista Renée Gagnon assina duas das mostras, “Now and Ever Oliveiras”, com fotografias modificadas na impressão digital e trabalhadas com lápis de cera, guache e aguarela, e “Menires, Calçadas e Aldeias”, com fotografias sobre vários pontos do concelho de Reguengos de Monsaraz.
O público pode também apreciar exposições de réplicas de instrumentos de tortura, pela Minerarte, e de fotografias e vídeos sobre a Monsaraz medieval e o sistema defensivo da vila, entre outras.
O programa conta ainda com outras iniciativas como “Astrónomos de Palmo e Meio”, o lançamento de vinhos da CARMIM - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, conferências e um Dia Aberto no Complexo Arqueológico dos Perdigões, espetáculos de marionetas, Gala das 7 Maravilhas à Mesa e um roteiro gastronómico em seis restaurantes da freguesia.
(PressTUR e Agência Lusa)Clique para ver mais:
Cá DentroClique para ver mais:
Actividades
Escrever comentário