Bienal cultural transforma vila medieval no Alentejo em "museu aberto"

12-07-2018 (17h45)

Evento Monsaraz Museu Aberto decorre entre 13 e 29 de Julho

Música, cante, exposições, dança, palestras sobre arqueologia e roteiro gastronómico são os 'ingredientes' da bienal cultural que, a partir de sexta-feira, vai transformar a vila medieval de Monsaraz, em Reguengos de Monsaraz (Évora), num “museu aberto”.


Promovida pela Câmara de Reguengos de Monsaraz, a bienal Monsaraz Museu Aberto vai na sua 23.ª edição e prolonga-se até ao dia 29 deste mês, com uma programação centrada na paisagem cultural, com “o que de melhor se faz na cultura e nas artes do espectáculo”, indicou hoje o município.

A actuação de Marta Pereira da Costa, a “única mulher guitarrista profissional de Fado a nível mundial”, e um concerto de Teresa Salgueiro, com músicas dos Madredeus, dos seus discos a solo e em homenagem a Amália Rodrigues, José Afonso e Carlos Paredes, são dois dos destaques do programa musical.

No primeiro dia, esta sexta-feira, a partir das 19:00, está prevista animação de rua pelo grupo SevenDixie e, três horas depois, acontece o espetáculo de Marta Pereira da Costa, que se apresenta ao público com o seu quinteto e na companhia de Rui Veloso e Ricardo Mendes.

O grupo Monda, com João Gil e Joana Amendoeira como convidados, apresenta-se no Sábado, no mesmo dia em que actua também o grupo Al-Canti. No Domingo decorrem concertos de Edu Miranda Trio, Filipa Pais e os cubanos Havana Way.

O cartaz musical é retomado no fim de semana seguinte com espectáculos no dia 20, com o AR Quarteto e a cantora Teresa Salgueiro, e no dia 21, com a Orquestra de Câmara do Alentejo e um espectáculo de Tango e folclore argentino pela orquestra Arcos de Buenos Aires Tango Show.

O espetáculo Alentejo Coral Jovem, com cinco grupos de cante alentejano, acompanhados pelo conjunto Os Vocalistas, dá o 'pontapé de saída', no dia 27, para o último fim de semana do certame.

A Gala do Cante, com desfile e actuação de grupos corais, com a participação da fadista Maria Emília, do poeta Manuel Sérgio e do guitarrista José Farinha, e o evento “O Vinho e o Trabalho”, igualmente com grupos de cante alentejano, são os pontos altos, respectivamente, dos dias 28 e 29 deste mês.

Além das sonoridades musicais, que vão 'inundar' vários espaços desta vila medieval alentejana junto ao lago do Alqueva, o certame inclui outros atractivos, nomeadamente as exposições, que podem ser visitadas durante as três semanas de programação.

A artista Renée Gagnon assina duas das mostras, “Now and Ever Oliveiras”, com fotografias modificadas na impressão digital e trabalhadas com lápis de cera, guache e aguarela, e “Menires, Calçadas e Aldeias”, com fotografias sobre vários pontos do concelho de Reguengos de Monsaraz.

O público pode também apreciar exposições de réplicas de instrumentos de tortura, pela Minerarte, e de fotografias e vídeos sobre a Monsaraz medieval e o sistema defensivo da vila, entre outras.

O programa conta ainda com outras iniciativas como “Astrónomos de Palmo e Meio”, o lançamento de vinhos da CARMIM - Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz, conferências e um Dia Aberto no Complexo Arqueológico dos Perdigões, espetáculos de marionetas, Gala das 7 Maravilhas à Mesa e um roteiro gastronómico em seis restaurantes da freguesia.

(PressTUR e Agência Lusa)

Clique para ver mais: Cá Dentro

Clique para ver mais: Actividades

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Conheça a Semana da Cozinha Italiana em Portugal

14-11-2018 (15h33)

A Semana da Cozinha Italiana no Mundo, que decorre entre 19 e 25 de Novembro, "com o objectivo de celebrar a excelência do Made in Italy agroalimentar, através da organização de cerca de mil actividades" em todo o mundo, também vai passar por Portugal.

Riu Hotels investiu 70 milhões de euros no novo Riu Palace Boavista

13-11-2018 (15h10)

A Riu Hotels & Resorts anunciou que investiu 70 milhões de euros no seu novo resort Riu Palace Boavista, um empreendimento com 505 quartos, incluindo 100 duplos com piscina privativa, para alojamento em regime de tudo incluído (TI).

Pine Cliffs Resort Algarve celebra ao ritmo de Cuba

13-11-2018 (14h14)

O Pine Cliffs Resort Algarve, que pertence à The Luxury Collection da Marriott, vai celebrar o Natal e a passagem de ano com temática dedicada a Cuba, eventos para os quais está a disponibilizar pacotes de alojamento a partir de 260 euros.

Azoris celebra o Réveillon em três ilhas dos Açores

13-11-2018 (13h07)

A Azoris Hotels & Leisure vai celebrar o Réveillon com temática dedicada a Hollywood nas suas unidade hoteleiras nas ilhas açorianas de São Miguel, Faial e Terceira, e está a anunciar pacotes de uma a três noites com preços desde 145 euros.

Pine Cliffs Resort inaugura Pine Cliffs Gardens

12-11-2018 (14h28)

O Pine Cliffs Resort Algarve, que faz parte da The Luxury Collection da Marriott, vai inaugurar o Pine Cliffs Gardens, um conjunto de apartamentos numa nova área pública, no dia 15 de Novembro.