Turistas portugueses “são bastante valiosos” para Macau, Alexis Tam

12-03-2019 (23h55)

O secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau, Alexis Tam, afirmou que os turistas portugueses “são bastate valiosos” devido ao elevado tempo médio de permanência no território, que foi o mais elevado entre os principais mercados europeus em 2018, segundo dados consultados pelo PressTUR.

“Não apenas Portugal, mas os turistas dos países europeus para nós são importantes porque poderão conhecer mais, ficar mais tempo em Macau. Estes turistas são bastante valiosos”, afirmou Alexis Tam durante uma conferência de imprensa esta terça-feira em Lisboa.

O período médio de permanência dos turistas portugueses em 2018 foi de 6 dias, um aumento de 7,1% face à média de 2017, que foi 5,6 dias, segundo dados da Direcção dos Serviços de Estatísticas e Censos (DSEC) consultados pelo PressTUR.

Portugal é o país de origem de turistas para Macau com a estada média mais elevada entre os principais mercados europeus, por grande margem face ao ‘2º classificado’, que é Espanha, com uma média de três dias.

Alexis Tam, contudo, salientou que “gostaria de duplicar o número de turistas portugueses” em Macau que, em 2018 foram 11,8 mil, menos 928 ou menos 7,3% que em 2017.

Já em número de excursionistas (que não pernoitam no território), Macau recebeu 3,8 mil portugueses em 2018, mais 263 ou mas 7,4% que em 2017.

Assim, Macau encerrou o ano passado com 15,6 mil visitantes portugueses, menos 665 ou menos 4,1% que em 2017.

No total, Macau somou 35,8 milhões de visitantes em 2018, mais 9,8% que em 2017.

Alexis Tam está confiante de que o número de visitantes vai continuar a crescer e a herança portuguesa terá um contributo, uma vez que “Macau é a única cidade chinesa que tem este legado e património portugueses”.

“Temos que aproveitar este legado português para atrair mais turistas chineses”, o principal mercado emissor de visitantes para Macau.

Alexis Tam está em Portugal a liderar uma delegação macaense a propósito da “mega operação” de promoção turística que Macau está a promover em Lisboa e no Porto.

As acções de promoção pretendem assinalar o 20º aniversário do estabelecimento da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) e o 40º aniversário das relações diplomáticas entre Portugal e a China.

Uma dessas iniciativas é a apresentação de um espectáculo de video mapping no Terreiro do Paço, em Lisboa, com três sessões por dia, às 20h, 21h e 22h, até Sábado, dia 16.

O espectáculo, intitulado "Macau, uma Viagem Lendária", percorre ao longo de 12 minutos a lenda da Deusa A-Má, divindade chinesa protectora dos pescadores e marinheiros, e leva os espectadores a viajar pela história da cidade, desde a chegada dos marinheiros portugueses no século XVI, até ao seu desenvolvimento cultural, social e económico do presente.

Macau também marca presença como “Destino Internacional Convidado” na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), a decorrer até Domingo, na FIL, na qual tem previsto fazer apresentações de cozinha ao vivo e experiências de realidade virtual (clique para ler: Macau promove-se na BTL com cozinha ao vivo e experiências de realidade virtual).

Na sexta-feira, dia 15, a delegação de Macau vai estar no Porto, para a abertura de uma exposição no Edifício Paços do Concelho, onde vão estar patentes 40 desenhos do jovem artista autista de Macau Leong Ieng Wai, que retratam monumentos, praças e a vida da cidade.

 

Ver também:

“Mistura das culturas é o que faz Macau diferente”, Maria Helena de Senna Fernandes

Macau leva operadores turísticos portugueses a conhecer a Grande Baía

 

Clique para ver mais: Macau

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Finnair anuncia voos para a China desde 448 euros, de Lisboa

31-05-2019 (13h04)

A Finnair está a anunciar voos de ida e volta para a China, à partida de Lisboa, via Helsínquia, desde 448 euros.

Solférias promove circuitos para conhecer as Filipinas

28-05-2019 (10h51)

O operador turístico Solférias está promover os seus circuitos para conhecer as Filipinas, em viagens de nove ou de 12 noites, com visitas guiadas a cidades como Manila, Cebu e Porto Princesa, e tempo livre para relaxar nas praias de Boracay, Bohol ou El Nido.

Solférias já vende Réveillon na Madeira, São Tomé, Brasil, Dubai, Cabo Verde e Tailândia

04-06-2019 (15h56)

O operador turistico Solférias anunciou hoje ao mercado que já está a comercializar programas para celebrar o Fim de Ano na Madeira, Porto Santo, São Tomé, Brasil, Dubai, Cabo Verde e Tailândia.

Durga Puja, um festival de cores, luzes e música na Índia

05-06-2019 (17h02)

Um festival que celebra a vitória do bem sobre o mal, que atrai milhões de pessoas de diferentes religiões e castas ao Este da Índia, um evento de luz, cor e música, assim foi apresentado ontem em Lisboa o Durga Puja.

Macau presente na Feira do Livro de Lisboa para promover a sua diversidade cultural

31-05-2019 (12h51)

A Livraria do Turismo de Macau volta este ano a marcar presença na Feira do Livro de Lisboa para promover a sua diversidade cultural, tendo agendados vários eventos com autores e animação para os mais novos.

Noticias mais lidas