“Super tufão” adia Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício em Macau

13-09-2018 (13h30)

Foto: Turismo de Macau
Foto: Turismo de Macau

O “super tufão” Mangkhut, que deverá atingir Macau este fim de semana, obrigou ao adiamento da terceira etapa do Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício, que incluía a participação de um concorrente português com um espectáculo inspirado no fado.

A etapa de Sábado previa a participação de dois competidores, franceses e portugueses, mas por razões de segurança, devido à passagem do “super tufão” Mangkhut, o evento foi adiado, anunciaram as autoridades de Macau.

O Mangkhut, actualmente localizado na parte noroeste do Oceano Pacífico, continua a mover-se em direção a oeste, prevendo-se um impacto significativo na costa meridional da China durante o fim de semana.

A organização ainda está a definir uma nova data para a realização da etapa inicialmente prevista para a noite de sábado, mas tudo depende da evolução do tufão, explicou, em conferência de imprensa, um responsável da consultora técnica do evento, a Pirotécnica Minhota, Francisco Carneiro.

Já o espectáculo imaginado pelo Grupo Luso Pirotecnia será “100% português”, adiantou na mesma conferência de imprensa o representante da empresa, Vítor Machado, sublinhando que, além do tema e da seleção musical, também todo o material é ‘made in’ Portugal.

Vítor Machado afirmou que este era um desafio, uma vez que “a China tem uma grande tradição pirotécnica”, pelo que para a competição deste ano decidiram investir “numa viagem de sonoridades” que vai “desde os clássicos, como Amália [Rodrigues]” e António Zambujo, até ao Fado In Bossa e aos Beat Bombers Remix, passando por artistas como Rodrigo Leão e Camané, Pedro Abrunhosa, Dulce Pontes, Deolinda e, inclusive, os Gaiteiros de Lisboa.

O Grupo Luso Pirotecnia conta no currículo com importantes primeiros prémios conquistados em competições internacionais, nos Estados Unidos, República Checa, Alemanha e França.

A empresa portuguesa, que soma participações neste evento desde 1999, vai competir no maior concurso de fogo-de-artifício de Macau, cujo orçamento é de 2,2 milhões de euros.

A 29.ª edição do Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício teve início a 1 de Setembro e deverá terminar a 1 de Outubro, Dia Nacional da China, na baía em frente à Torre de Macau, uma das torres mais altas do mundo.

No concurso competem dez equipas: Filipinas, Coreia do Sul, Japão, Bélgica, França, Portugal, Alemanha, Áustria, Itália e China.

A 29.ª edição esteva para se realizar em 2017, mas a passagem por Macau daquele que foi o pior tufão nos últimos 53 anos obrigou ao cancelamento do evento.

“No ano passado já tinha feito a apresentação da 29.ª edição do Concurso, mas por causa do tufão Hato o concurso foi cancelado pela primeira vez”, lembrou a directora dos Serviços de Turismo de Macau, Maria Helena de Senna Fernandes, na apresentação do concurso, em Julho.

O Hato, que atingiu Macau em 23 de agosto, causou dez mortos, mais de 240 feridos e prejuízos avaliados em 1,3 mil milhões de euros.

(PressTUR com Agência Lusa)

Clique para ver mais: Ásia & Pacífico

Clique para mais notícias: Macau

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Solférias propõe circuito em Hong Kong e Macau

18-01-2019 (17h13)

O operador turístico Solférias lançou para o mercado um novo programa de viagem para conhecer Hong Kong e Macau, um pacote com voos, sete noites de alojamento e visitas guiadas aos principais pontos de interesse.

Desfile do Ano do Porco marca início das celebrações dos 20 anos da transferência de Macau

16-01-2019 (18h20)

Grupos de Portugal e de vários países asiáticos e europeus participam nas celebrações do ano novo lunar em Macau, dando início às comemorações do 20º aniversário da transferência da administração do território, foi hoje anunciado.

Solférias lança novo circuito para viagens às Filipinas

14-01-2019 (17h50)

O operador turístico Solférias divulgou para o mercado um novo programa para viagens às Filipinas, um circuito com voos, visitas guiadas e nove noites de alojamento, passando por Manila, Cebu e Borocay.

Solférias reforça programação nas Maldivas com novo resort da Movenpick

11-01-2019 (14h40)

O operador turístico Solférias anunciou que reforçou a sua oferta para viagens às Maldivas com uma nova opção de alojamento, o Movenpick Resort Kuredhivaru Maldives.

Finnair anuncia Índia desde 536 euros via Helsínquia

10-01-2019 (14h30)

A companhia aérea Finnair, representada pela APG em Portugal, está a anunciar voos para duas cidades na Índia, via Helsínquia, com preços a partir de 536 euros.