Sismo na ilha indonésia de Lombok provoca mais de 90 mortos

06-08-2018 (11h58)

Foto: Indonesia Travel ( www.indonesia.travel )
Foto: Indonesia Travel ( www.indonesia.travel )

O sismo de magnitude 7 que ontem abalou a ilha indonésia de Lombok, e cujas réplicas afectaram Bali e Java, provocou pelo menos 98 mortos e mais de 200 feridos, não havendo turistas entre as vítimas mortais.

As autoridades indonésias, segundo a imprensa internacional, perspectivam um aumento do número de mortos à medida que decorrem as operações de resgate.

A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, citando autoridades indonésias, indicou que o sismo não vitimou turistas.

Segundo informação divulgada no Portal das Comunidades, o Ministério do Turismo indonésio e o Governo provincial de Lombok anunciaram que “não há vítimas entre os turistas que se encontram em Bali e Lombok”.

De acordo com as mesmas fontes, “houve necessidade de evacuar hotéis, e em Lombok os viajantes estrangeiros foram levados para a montanha, devido a um alerta inicial de Tsunami que não se concretizou”.

A Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas deixa ainda um conselho aos cidadãos portugueses “que estejam ali de passagem ou nas proximidades do epicentro, [para] que sigam as recomendações das autoridades locais e das unidades hoteleiras onde estejam alojados”.

Por último, refere que “apesar de alguns danos menores, os aeroportos de Denpasar, em Bali, e de Lombok mantêm-se a operar normalmente”.

Segundo o instituto norte-americano de geofísica (USGS), o sismo teve origem a 10 quilómetros de profundidade e a 2,4 quilómetros a leste de Loloan, uma localidade no norte da ilha.

Há uma semana, outro tremor de terra de magnitude 6,4 fez 17 mortos e mais de 350 feridos em Lombok, ilha turística dominada pelo vulcão Rinjani e situada a leste de Bali, onde o sismo de hoje também foi sentido.

A Indonésia está localizada no designado “anel de fogo do Pacífico”, área de grande actividade sísmica, que regista anualmente cerca de 7.000 sismos, a maioria dos quais moderados.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Ásia&Pacífico

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Soltrópico promove pacotes turísticos com voos do Porto

30-01-2019 (17h28)

O operador turístico Soltrópico divulgou para o mercado um conjunto de propostas para viagens com voos à saída do Porto, para destinos como Porto Santo, Saïdia, Tailândia, Maurícia, Maldivas e Seicheles.

Solférias propõe circuito em Hong Kong e Macau

18-01-2019 (17h13)

O operador turístico Solférias lançou para o mercado um novo programa de viagem para conhecer Hong Kong e Macau, um pacote com voos, sete noites de alojamento e visitas guiadas aos principais pontos de interesse.

Desfile do Ano do Porco marca início das celebrações dos 20 anos da transferência de Macau

16-01-2019 (18h20)

Grupos de Portugal e de vários países asiáticos e europeus participam nas celebrações do ano novo lunar em Macau, dando início às comemorações do 20º aniversário da transferência da administração do território, foi hoje anunciado.

Solférias lança novo circuito para viagens às Filipinas

14-01-2019 (17h50)

O operador turístico Solférias divulgou para o mercado um novo programa para viagens às Filipinas, um circuito com voos, visitas guiadas e nove noites de alojamento, passando por Manila, Cebu e Borocay.

Solférias reforça programação nas Maldivas com novo resort da Movenpick

11-01-2019 (14h40)

O operador turístico Solférias anunciou que reforçou a sua oferta para viagens às Maldivas com uma nova opção de alojamento, o Movenpick Resort Kuredhivaru Maldives.