Cerca de sete mil turistas foram retirados das ilhas indonésias Gili

07-08-2018 (10h25)

Foto: Indonesia Travel ( www.indonesia.travel )
Foto: Indonesia Travel ( www.indonesia.travel )

Cerca de sete mil turistas foram retirados das ilhas indonésias Gili, perto de Lombok, onde um sismo de magnitude 6,9 provocou no Domingo pelo menos 98 mortos e centenas de feridos.

Os milhares de turistas foram transportados para Lombok, onde aguardam transporte para a ilha turística de Bali ou para a capital, Jacarta, de acordo com a agência noticiosa Antara, que cita o ministro da Segurança indonésio, Wiranto.

Ontem, segundo a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, cerca de duas dezenas de cidadãos portugueses que se encontravam na Indonésia durante o sismo de Domingo também estavam a ser retirados das ilhas Gili em embarcações do Governo indonésio (clique para ler: Portugueses nas ilhas indonésias Gili foram retirados para Bali e Lombok).

As equipas de emergência indonésias prosseguem hoje com as operações de resgate. De acordo com o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, as equipas já conseguiram retirar, com vida, uma pessoa que se encontrava numa mesquita que desabou no norte de Lombok, a área mais afectada, com 72 mortos.

O sismo, com o epicentro a dez mil metros de profundidade, ocorreu uma semana após um outro abalo também na ilha turística de Lombok, que provocou 17 mortos e mais de 300 feridos.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, já ofereceu a ajuda da entidade ao país, situado no “anel de fogo do Pacífico”, uma região de grande actividade sísmica e vulcânica que regista cerca de sete mil terramotos por ano, na maioria moderados.

Em 2004, um sismo na costa norte da ilha indonésia de Sumatra originou um tsunami que provocou pelo menos 280 mil mortos em 12 países banhados pelo Índico, a maioria na Indonésia.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para ver mais: Ásia&Pacífico

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Festival da Luz de Macau decorre até 31 de Dezembro

03-12-2018 (15h24)

O Festival da Luz de Macau vai decorrer em diferentes pontos da cidade até 31 de Dezembro com espectáculos de luz, projecções e video-mapping, jogos interactivos e circuitos pela cidade.

Solférias lança propostas para viagens ao Vietname, Camboja e Laos

03-12-2018 (15h10)

O operador turístico Solférias divulgou para o mercado propostas para viagens ao Vitename, Camboja e Laos, com circuitos de sete, nove e 15 noites, com saída de Lisboa entre 11 de Dezembro e 31 de Outubro de 2019.

Festival de Luz anima as ruas de Macau a partir de 2 de Dezembro

20-11-2018 (18h44)

O Festival de Luz vai animar as ruas de Macau entre 2 e 31 de Dezembro, das 19h às 22h, com três itinerários distintos, enaltecendo a fusão das culturas chinesa e ocidental da cidade numa autêntica “viagem no tempo”.

Tailândia desde 994 euros é oferta da Solférias

15-11-2018 (16h14)

O operador turístico Solférias está a promover pacotes de sete noites na Tailândia, em Banguecoque e nas ilhas de Phuket, Krabi, Phi Phi e Samui, entre 22 de Novembro e 31 de Outubro de 2019, com o preço inicial de 994 euros.

Passagem de ano na Nova Zelândia é sugestão da Rotas do Vento

31-10-2018 (18h21)

A Rotas do Vento está a sugerir opções para uma passagem de ano numa viagem de aventura, como o programa de 17 noites em circuito pela Nova Zelândia, com saída a 21 de Dezembro.