‘Olho’ do furacão Irma ‘sobrevoa’ arquipélago cubano de Camaguey mas ventos já chegam à Florida

09-09-2017 (11h23)

Centro deslocou-se mais para Oeste do que os meteorologistas previam ontem

Imagens de satélite do furacão Irma das 9h15 UTC (actualmente menos uma hora que em Portugal) de hoje divulgadas pelo NHC mostram o centro sobre o arquipélago cubano de Camaguey, mas que ‘bandas’ de vento mais intenso já começam a atingir o Sul da Península da Florida, EUA.

A informação divulgada pelo NHC a essa hora, 10h15 em Portugal, indicava que o ‘olho' do Irma estava a 70 quilómetros de Caibarien, na província cubana de Villa Clara, e a 395 quilómetros de Miami.

Relativamente a ontem, a informação divulgada hoje pelo NHC indica que o Irma ‘trocou as voltas' aos meteorologistas e deslocou-se mais para Oeste do que antecipavam, ao ponto de voltar à previsão de há uns dias atrás, que apontava para que chegasse a terra na costa Oeste da Península da Florida e já não na costa Leste onde se localiza Miami, que no entanto permanece com aviso de furacão (a vermelho no mapa).

A nova previsão aponta para que o centro do Irma se mantenha junto à costa Norte de Cuba durante o dia de hoje e pela manhã de amanhã (menos cinco horas que em Portugal), Domingo, já esteja próximo das Florida Keys e seguidamente costa Sudoeste da Península da Florida.

A informação do NHC relativa à intensidade do Irma mantém que a tendência é que permaneça um furacão ‘major', de Categoria 3 ou pior, nos próximos dias e indica que às 9h00 era um Furacão de Categoria 4 com ventos máximos continuados de 250 Km/h e rajadas mais fortes.

O NHC também avisava que os ventos de intensidade de furacão chegam até 110 quilómetros do centro e que ventos de tempestade tropical vão até 315 quilómetros.

 

Para ver as informações no site do NHC clique aqui

 

Clique para mais notícias: Caraíbas

Clique para mais notícias: América

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

TAP anuncia voo Lisboa - Nova Iorque desde 197 euros

17-09-2017 (19h29)

"Parta à descoberta da Big Apple" é o slogan da TAP para anunciar ter preços desde 197 euros para o voo de Lisboa para Nova Iorque, que o seu website mostra estar disponível em partidas dos meses de Janeiro e Fevereiro de 2018.

NHC assinala provável depressão ou tempestade tropical a caminho das Caraíbas

16-09-2017 (13h27)

Os meteorologistas do NHC indicaram que há 90% de probabilidade de uma região de aguaceiros e trovoadas a 700 milhas (cerca de 1.127 quilómetros) das ilhas Windwards evoluir no sentido de atingir a intensidade de depressão ou tempestade tropical nas próximas 48 horas.

Pestana anuncia descontos até 50% para os seus hotéis em Miami e Brasil

08-09-2017 (12h42)

O Grupo Pestana está a anunciar descontos até 50% para alojamento nos seus hotéis em Miami e no Brasil, em reservas efectuadas até Domingo.

NHC prevê que o ‘olho’ do furacão Irma 'entre Península da Florida dentro' no Domingo

08-09-2017 (09h59)

A nova previsão do National Hurricane Center (NHC) dos EUA para a trajectória do furacão Irma aponta para que o seu centro 'entre Península da Florida dentro', desde as zonas mais a Sul rumo à Geórgia, durante o dia de Domingo (hora de Portugal), depois de passar entre as Bahamas e Cuba durante o dia de hoje.

Jose já é um furacão ‘major, com ventos de 195 Km/h, NHC

08-09-2017 (08h49)

O National Hurricane Center (NHC) dos Estados Unidos já classifica como ‘major’ o furacão Jose, significando que já atingiu a Categoria 3 da escala Saffir-Simpson, que caracteriza como fenómenos que vão provocar “estragos devastadores”.