Furacão Michael assola Cuba Ocidental e dirige-se para a Florida, EUA

08-10-2018 (23h34)

O furacão Michael, actualmente de categoria 1 com ventos máximos continuados de 130 Km/h, estava às 21h00 UTC de hoje a apenas 45 quilómetros a Noroeste da ‘ponta’ mais ocidental de Cuba e segundo os meteorologistas do National Hurricane Center (NHC) está a ganhar intensidade enquanto se dirige para a Florida, Estados Unidos.

A informação do NHC indica que foi emitido uma alerta de furacão para a província cubana de Pinar del Rio, bem como para as regiões desde a fronteira Alabama - Florida até ao Rio Suwanee, bem como avisos de furacão para várias outras áreas na mesma região.

Os meteorologistas do NHC avançam na mesma informação que prevêem que o centro do Michael está a dirigir-se para o Sudeste do Golfo do México e seguirá depois para a área oriental do Golfo do México e na quarta-feira deverá estar sobre Florida Panhandle ou Florida Big Bend.

Na mesma informação, os meteorologistas avisam que a sua previsão é de que o Michael seja um grande furacão (major hurricane), designação geralmente utilizada para furacões de categoria 3 ou superior e informam que hoje à tarde (hora local, menos cinco que em Portugal) foi medida, em Isabel Rubio, na província cubana de Pinar del Rio, uma rajada de vento de 120Km/h.

De acordo com a imprensa norte-americana, o Governador da Florida, Rick Scott, já emitiu uma ordem de evacuação das áreas mais expostas aos efeitos do furacão, seja vento seja chuva intensa.

“Todas as famílias têm que estar preparadas”, alertou Rick Scott.

A imprensa cubana, por sua vez, já publica fotografias de ruas inundadas sob o título “ chuvas do furacão Michael afectam o Ocidente de Cuba”.

“Segundo o aviso de ciclone tropical, foram fortes e intensas em algumas localidades, principalmente em Pinar del rio, Artemisa, La Habana, Mayabeque e Ilha da Juventude”, informou a agência de notícias Prensa Latina.

A mesma notícia dizia que o Centro de Pronósticos del Instituto de Meteorología de Cuba (Insmet) informou que a precipitação atingiu 106 milímetros em Isabel Rubio, 95 em Cabo de An Antonio e 81 em San Juan y Martinez, na província de Pinar del Rio.

 

Para saber mais no website do Mational Hurricane Center clique: NHC

 

Clique para mais notícias: América

Clique para mais notícias: Caraíbas

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Furacão Michael ainda pode ganhar força antes de chegar à Florida

10-10-2018 (17h20)

O furacão Michael, com ventos máximos sustentados de 230 Km/h, o que já o coloca na categoria de "extremamente perigoso", ainda poderá ganhar mais intensidade antes de chegar à Florida esta noite, indica o último boletim do National Hurricane Center (NHC) dos Estados Unidos.

Tui Portugal anuncia circuito no Perú desde 2.024 euros

09-10-2018 (14h42)

A Tui Portugal está a promover o programa "Machu Picchu", no Perú, que além de passar pela Cidade Sagrada dos Incas, também leva os participantes a conhecer o Vale Sagrado, e as cidades de Cusco e Lima.

TUI Portugal propõe viagem pela “Patagónia Chilena”

14-09-2018 (18h57)

O operador turístico TUI Portugal divulgou para o mercado um programa de viagem pela “Patagónia Chilena”, um circuito com oito noites de alojamento para visitar Santiago do Chile, Puerto Montt, Puerto Varas e outros destinos.

Solférias propõe viagem para conhecer “o melhor de Nova Iorque”

13-09-2018 (17h55)

O operador turístico Solférias divulgou para o mercado um programa de viagem para conhecer “o melhor de Nova Iorque”, com voos TAP, quatro noites de alojamento e visitas guiadas.

Governo português desaconselha viagens para zonas atingidas por furacão Florence

13-09-2018 (11h39)

O Governo português desaconselhou viagens, durante pelo menos 15 dias, para os estados norte-americanos da Virgínia, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Geórgia, que deverão ser atingidos pelo furacão Florence, considerado um dos mais destruidores.