Furacão Michael ainda pode ganhar força antes de chegar à Florida

10-10-2018 (17h20)

O furacão Michael, com ventos máximos sustentados de 230 Km/h, o que já o coloca na categoria de "extremamente perigoso", ainda poderá ganhar mais intensidade antes de chegar à Florida esta noite, indica o último boletim do National Hurricane Center (NHC) dos Estados Unidos.

A informação, das 16h (hora em Portugal), indica que o ‘olho' furacão Michael está localizado a 95 quilómetros a Sul - Sudoeste de Panama City, na Florida, e a 100 quilómetros a Oés-Sudoeste de Apalachicola, na Florida.

O furacão regista ventos máximos sustentados de 230 km/h, com rajadas ainda mais fortes, sendo por isso classificado pelos meteorologistas do NHC como um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, que tem cinco categorias no total, e relativamente a esta indica que pode provocar "danos catastróficos".

A passagem de um furacão de categoria 4, segundo a definição do NHC, irá partir ou arrancar a árvores e deitar abaixo postes de electricidade, provocando falhas de energia e tornando a área inabitável durante semanas e até meses.

O furacão Michael está a movimentar-se a uma velocidade de 22 Km/h na direcção Nor-Nordeste, sendo esperada uma mudança de direcção no sentido Nordeste "durante esta tarde ou noite", o que corresponde à madrugada em Portugal, uma vez que em Tallahassee, capital da Florida, são menos cinco horas que em Lisboa.

Os meteorologistas do NHC prevêem que, ao início da tarde (noite em Portugal), o ‘olho' do furacão estará a deslocar-se sobre terra ao longo da região Noroeste da Florida, território conhecido como Florida Panhandle.

Em seguida, o furacão deverá mover-se na direcção Nordeste ao longo da região Sudeste dos Estados Unidos esta noite e na quinta-feira, após o que deverá deslocar-se para o Atlântico, afastando-se dos EUA na sexta-feira.

"Ainda é possível algum fortalecimento" antes da chegada do furacão Michael a terra, avisou o NHC.

Após a chegada a terra, acrescenta a informação o furacão deverá enfraquecer à medida que atravessa o Sudeste dos EUA, baixando de intensidade para a categoria de ciclone pós-tropical na sexta-feira e retomando o fortalecimento ao voltar a estar sobre o mar, ao Atlântico Oeste.

O boletim acrescenta que poderão sentir-se ventos de furacão a 75 quilómetros do centro e ventos de tempestade tropical até 280 quilómetros do centro.

 

Para saber mais no website do National Hurricane Center clique: NHC

 

Clique para mais notícias: América

Clique para mais notícias: Caraíbas

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonhando promove oferta para celebrar o réveillon em Marraquexe

12-12-2018 (12h47)

O operador turístico Sonhando está a promover uma oferta para celebrar a passagem de ano em Marraquexe, com voos TAP directos e três noites de alojamento a partir de 521 euros por pessoa em quarto duplo.

Gastronomia peruana além do ceviche, outras opções

06-12-2018 (18h00)

O ceviche é uma das maiores referências gastronómicas do Peru, mas há outras opções tradicionais, desde a carne de alpaca ao ají de galinha, passando pelo pisco sour.

Rally Dakar 2019 decorre no Peru entre 7 e 17 de Janeiro

06-12-2018 (17h57)

O Rally Dakar 2019 vai decorrer entre 7 e 17 de Janeiro no Peru, e vai contar com 500 competidores de 61 nacionalidades, com um impacto económico esperado de cerca de 53 milhões de euros.

Marriott anuncia W Costa Rica - Reserva Conchal

06-12-2018 (12h18)

O W Costa Rica - Reserva Conchal, inserido numa reserva natural na província de Guanacaste e banhado pelo Oceano Pacífico, é o primeiro hotel da marca W a ser inaugurado na Costa Rica.

Nova Iorque: propostas para Dezembro

04-12-2018 (18h15)

A cidade de Nova Iorque está preparada para mais uma época festiva, com propostas que incluem actividades alusivas ao Natal e ao Réveillon, bem como à diversidade cultural da Big Apple.