Furacão Michael ainda pode ganhar força antes de chegar à Florida

10-10-2018 (17h20)

O furacão Michael, com ventos máximos sustentados de 230 Km/h, o que já o coloca na categoria de "extremamente perigoso", ainda poderá ganhar mais intensidade antes de chegar à Florida esta noite, indica o último boletim do National Hurricane Center (NHC) dos Estados Unidos.

A informação, das 16h (hora em Portugal), indica que o ‘olho' furacão Michael está localizado a 95 quilómetros a Sul - Sudoeste de Panama City, na Florida, e a 100 quilómetros a Oés-Sudoeste de Apalachicola, na Florida.

O furacão regista ventos máximos sustentados de 230 km/h, com rajadas ainda mais fortes, sendo por isso classificado pelos meteorologistas do NHC como um furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, que tem cinco categorias no total, e relativamente a esta indica que pode provocar "danos catastróficos".

A passagem de um furacão de categoria 4, segundo a definição do NHC, irá partir ou arrancar a árvores e deitar abaixo postes de electricidade, provocando falhas de energia e tornando a área inabitável durante semanas e até meses.

O furacão Michael está a movimentar-se a uma velocidade de 22 Km/h na direcção Nor-Nordeste, sendo esperada uma mudança de direcção no sentido Nordeste "durante esta tarde ou noite", o que corresponde à madrugada em Portugal, uma vez que em Tallahassee, capital da Florida, são menos cinco horas que em Lisboa.

Os meteorologistas do NHC prevêem que, ao início da tarde (noite em Portugal), o ‘olho' do furacão estará a deslocar-se sobre terra ao longo da região Noroeste da Florida, território conhecido como Florida Panhandle.

Em seguida, o furacão deverá mover-se na direcção Nordeste ao longo da região Sudeste dos Estados Unidos esta noite e na quinta-feira, após o que deverá deslocar-se para o Atlântico, afastando-se dos EUA na sexta-feira.

"Ainda é possível algum fortalecimento" antes da chegada do furacão Michael a terra, avisou o NHC.

Após a chegada a terra, acrescenta a informação o furacão deverá enfraquecer à medida que atravessa o Sudeste dos EUA, baixando de intensidade para a categoria de ciclone pós-tropical na sexta-feira e retomando o fortalecimento ao voltar a estar sobre o mar, ao Atlântico Oeste.

O boletim acrescenta que poderão sentir-se ventos de furacão a 75 quilómetros do centro e ventos de tempestade tropical até 280 quilómetros do centro.

 

Para saber mais no website do National Hurricane Center clique: NHC

 

Clique para mais notícias: América

Clique para mais notícias: Caraíbas

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Solférias anuncia lançamento de pacotes com Tahiti, Bora Bora e Moorea

06-02-2019 (16h04)

O operador turístico Solférias anunciou hoje a disponibilização de pacotes turísticos que permitirem visitar Tahiti, Bora Bora e Moorea, na Polinésia Francesa, desde 2.409 euros, entre 1 de Abril e 15 de Dezembro.

Nova Iorque promove o NYC Winter Outing

18-01-2019 (15h38)

A cidade de Nova Iorque promove entre a próxima segunda-feira, dia 21, e 10 de Fevereiro, o O NYC Winter Outing, que consiste numa série de ofertas que, como a designação indica, foram escolhidas com o intuito de promover saídas na Big Apple.

Preço das entradas em Chichen Itza aumenta para perto do dobro

14-01-2019 (17h19)

O governo da província mexicana de Yucatán quase duplicou o preço das entradas de estrangeiros em Chichen Itza, um complexo de ruínas do povo Maya considerado Património Mundial pela UNESCO e um dos pontos de interesse mais populares do México.

Curio Collection by Hilton anuncia novidades para o primeiro trimestre de 2019

21-12-2018 (16h31)

A marca de luxo Curio Collection by Hilton divulgou as unidades a inaugurar no primeiro trimestre de 2019, com novidades na Europa e nos Estados Unidos.

Iberá é o novo Parque Nacional da Argentina

17-12-2018 (18h46)

A Argentina conta agora com um novo parque natural, o Parque Nacional Iberá de 159,8 mil hectares, na Província de Corrientes, após aprovação do Congresso Nacional da Argentina.