Furacão Dorian vai percorrer a costa da Florida a ‘engrossar’

31-08-2019 (16h03)

Os meteorologistas do National Hurricane Center (NHC) dos Estados Unidos divulgaram uma nova e muito diferente previsão da próxima trajectória do furacão Dorian, que já não ‘aterra’ na Florida, antes seguindo para Norte junto à sua costa e, portanto, com potencial para ‘engrossar’ pois estará sempre sobre o oceano.

A trajectória avançada hoje pelo NHC mostra o ‘olho’ do Dorian a dirigir-se para a Florida até ao início da madrugada de terça-feira (início da manhã em Portugal) e, seguidamente, deslocar-se para os estados da Geórgia e Carolina do Sul, onde é possível que chegue ao início da madrugada (início da manhã em Portugal) de quinta-feira.

A mesma previsão indica que os meteorologistas prevêem que se mantenha um furacão ‘major’ pelo menos até ao início da madrugada (início da manhã em Portugal) de quarta-feira.

Actualmente, o Dorian é classificado como um furacão de Categoria 4 da escala Saffir-Simpson, com ventos máximos continuados de 225 Km/h.

A informação do NHC acrescenta que um seu avião caça-furacões mostrou o Dorian mais forte e a CNN relatou que o ‘olho’ do furacão, a mais calma área da tempestade, em que se pode ver o céu azul durante o dia e as estrelas à noite, é um pouco maior que cinco milhas náuticas.

A Agência Lusa noticiou entretanto que o Governo das Bahamas pediu hoje a centenas de pessoas para evacuarem as suas casas, nas zonas baixas das ilhas, disponibilizando abrigos.

As autoridades dizem que duas a três mil pessoas que vivem em pequenas enseadas nas ilhas devem evacuar as suas casas e pedem a sua saída rápida, para não colocarem em risco as suas vidas e as das equipas de resgate.

O furacão "pode ter resultados desastrosos para as ilhas”, disse Kwasi Thompson, ministro de Estado das Bahamas.

O Governo está a montar abrigos, em igrejas e escolas, que estão a ser abertos ao longo do dia.

Às 12h00 UTC, o centro do Dorian estava a 715 quilómetros a Este de Palm Beach Oeste, Florida,  e a 450 quilómetros a Este das Bahamas Noroeste.

Segundo o NHC, o furacão estava a deslocar-se para Oeste a 19 Km/h numa trajectória que aponta para que passe “bem a Norte” das Bahamas Sudoeste e Central.

Supermercados e postos de gasolina estiveram lotados, nas últimas horas, enquanto a população se abastecia de água e comida enlatada, deixando prateleiras vazias em vários estabelecimentos, relata a notícia da Lusa sobre a situação nas Bahamas, acrescentando que filas longas saíam de alguns postos de gasolina e supermercados em Grand Bahama na sexta-feira, quando as pessoas se abasteciam de água e comida enlatada, levando a prateleiras vazias em alguns locais.

Cassandra Hepburn, uma moradora, disse que todos estavam correndo para fazer os preparativos finais.

“Nunca estamos verdadeiramente preparados para um furacão”, comentou.

Stephen Russell, director da Agência Nacional de Emergências das ilhas, assinalou que furacões de categoria 4 atingiram as Bahamas em três anos consecutivos recentes, o Joaquin em 2015, o Matthew em 2016 e o Irma em 2017, causando danos estimados em cerca de 60 milhões de euros.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Para mais informação sobre tempestades tropicais: NHC

Clique para mais notícias: América

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

RIU celebra abertura de hotel em São Francisco com promoção

12-11-2019 (16h20)

A rede hoteleira espanhola RIU Hotels & Resorts lançou para o mercado uma promoção para assinalar a abertura do Riu Plaza Fisherman’s Wharf, em São Francisco, nos Estados Unidos.

Solférias lança propostas para Fim de Ano nos Estados Unidos

30-09-2019 (15h08)

O operador turístico Solférias divulgou para o mercado programas para celebrar o Fim de Ano em dois destinos emblemáticos nos Estados Unidos, Nova Iorque e Miami.

Mais uma tempestade tropical está em formação no Atlântico

02-09-2019 (18h40)

Enquanto o Dorian vai percorrendo a costa Leste da Florida como furacão de Categoria 4, mais uma tempestade tropical está em formação, junto ao arquipélago de Cabo Verde.

Furacão Dorian vai ganhando força enquanto se aproxima da Florida

30-08-2019 (15h20)

O furacão Dorian, que um avião ‘caça furacões’ confirmou estar muito próximo da Categoria 3 da escala Saffir-Simpson, o que faz dele um “major”, está cada vez mais próximo da costa Leste da península da Florida, Estados Unidos, cujo governador declarou o estado de emergência em mais de 25 condados.

Meteorologistas prevêem Dorian a atingir a Florida como ‘major hurricane’

29-08-2019 (14h43)

O Dorian, primeiro furacão deste ano no Atlântico, vai atingir a categoria do que os meteorologistas do National Hurricane Center (NHC) dos EUA denominam “major hurricane”, um furacão de categoria 3 ou superior, com ventos superiores a 178 Km/h antes de atingir a Florida, pelas previsões actuais na região de Vero Beach e Fort Pierce.

Noticias mais lidas