Florida já está ao alcance do mortífero furacão Matthew

06-10-2016 (21h55)

A sua passagem pelo Haiti deixou mais de uma centena de mortos

O Sudeste da península norte-americana da Florida já deverá estar a sentir os primeiros efeitos da aproximação do furacão Matthew, como mostram as imagens de satélite disponibilizadas pelo National Hurricane Center (NHC) dos Estados Unidos.

No mesmo sentido concorre a informação disponibilizada pelo NHC, que indicava que às 18h00 UTC (19h00 em Lisboa), o centro do Matthew encontrava-se a 205 quilómetros a Este - Sudeste de West Palm Beach e os seus efeitos fazem-se sentir com intensidade de tempestade tropical num raio de 260 quilómetros e com intensidade de furacão até 95 quilómetros.

A informação do NHC indica, adicionalmente, que o Matthew, um furacão de categoria 4 numa escala de intensidade do vento de que o máximo é 5, com ventos máximos continuados de 220 Km/h, se está a deslocar no sentido Noroeste a 22 Km/h, prevendo-se que a partir da noite (madrugada ou manhã em Lisboa) passe a deslocar-se no sentido Norte -Nordeste.

Dessa forma, diz o NHC, o ‘olho’ do furacão, que por volta das 19h00 de Lisboa estava próximo ou sobre Freeport, Bahamas, durante a noite (madrugada ou manhã em Portugal) estará “próximo ou sobre a costa Leste da Península da Florida”, até à madrugada/manhã (em Portugal) de sexta-feira.

A previsão especificada pelo NHC indica que espera que o Matthew ‘toque’ a Península da florida na manhã de sexta-feira (tarde em Portugal) e que nas 24 horas seguintes vá ‘subindo’ rumo à Carolina do Sul sempre junto à costa.

Entretanto começam a surgir balanços mais actualizados dos estragos provocados pela sua passagem pelas Caraíbas, sobressaindo a informação da imprensa norte-americana de que terá causado pelo menos 108 mortos na península Sudoeste do Haiti, que somam a outros quatro mortos ma República Dominicana, um na Colômbia e um em St Vincent.

Em Cuba, como em anteriores ocasiões, não há relatos de vítimas mortais, mas de acordo com a BBC o Matthew, que ‘entrou’ por Punta Caleta, na província de Guantánamo, pelas 18h00 (locais) de terça-feira, provocou grandes danos materiais, nomeadamente em Baracoa, considerada a cidade mais antiga de Cuba, que a notícia diz que foi ‘arrasada’.

A chegada do Matthew à Florida já obrigou hoje a TAP a adiar para amanhã o seu voo para Miami (para ver mais clique: Furacão Matthew força alteração do voo de hoje da TAP para Miami).

 

Clique para mais notícias: Furacão Matthew

Para aceder às informações do National Hurricane Center clique: NHC

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Nova Iorque promove o NYC Winter Outing

18-01-2019 (15h38)

A cidade de Nova Iorque promove entre a próxima segunda-feira, dia 21, e 10 de Fevereiro, o O NYC Winter Outing, que consiste numa série de ofertas que, como a designação indica, foram escolhidas com o intuito de promover saídas na Big Apple.

Preço das entradas em Chichen Itza aumenta para perto do dobro

14-01-2019 (17h19)

O governo da província mexicana de Yucatán quase duplicou o preço das entradas de estrangeiros em Chichen Itza, um complexo de ruínas do povo Maya considerado Património Mundial pela UNESCO e um dos pontos de interesse mais populares do México.

Curio Collection by Hilton anuncia novidades para o primeiro trimestre de 2019

21-12-2018 (16h31)

A marca de luxo Curio Collection by Hilton divulgou as unidades a inaugurar no primeiro trimestre de 2019, com novidades na Europa e nos Estados Unidos.

Iberá é o novo Parque Nacional da Argentina

17-12-2018 (18h46)

A Argentina conta agora com um novo parque natural, o Parque Nacional Iberá de 159,8 mil hectares, na Província de Corrientes, após aprovação do Congresso Nacional da Argentina.

Meliá inaugura Gran Meliá Iguazú

17-12-2018 (13h58)

A rede hoteleira Meliá inaugurou o Gran Meliá Iguazú de 183 quartos nas instalações do antigo Meliá Iguazú, no Parque Nacional Iguazú, na Argentina.