Alenquer e Torres Vedras promovem-se como Cidade Europeia do Vinho

12-03-2018 (17h44)

Imagem retirada do vídeo da Câmara de Torres Vedras publicado no YouTube
Imagem retirada do vídeo da Câmara de Torres Vedras publicado no YouTube

Alenquer e Torres Vedras, eleitas ‘Cidade Europeia do Vinho 2018’, vão comemorar o título ao longo do ano com 80 acções que ligam o vinho à gastronomia e às artes, foi hoje anunciado em conferência de imprensa.

Os presidentes das câmaras de Torres Vedras, Carlos Bernardes, e de Alenquer, Pedro Folgado, anunciaram em conferência de imprensa que o programa festivo procura “divulgar a região pelo vinho e aproximar os produtores dos turistas, da restauração, dos agentes turísticos e outros agentes económicos”.

“Nos restaurantes, há muito poucos vinhos de Lisboa o que não se justifica”, salientaram, motivo pelo qual uma das acções é a atribuição de um selo a todos os restaurantes que adiram à ideia de promover seis vinhos de Torres Vedras e outros seis de Lisboa.

O programa contempla o Festival das Artes ‘Wnie Cellars & Art Fest Portugal, que sob a curadoria do músico Nuno Côrte-Real junta artistas das artes plásticas, da música, literatura, enologia, gastronomia, artes cénicas nas adegas, que se transformam em espaços culturais.

Concurso de curtas-metragens e de ideias de negócios, eventos gastronómicos, sessões de leitura de livros, encontros de artes plásticas, observações astronómicas com provas de vinhos, espectáculos de música, mostras de produtos locais, palestras sobre vinho e a cultura da vinha e espectáculos de teatro nas adegas integram também o programa hoje divulgado.

Alenquer e Torres Vedras partilham o título de ‘Cidade Europeia do Vinho 2018’, depois de Palmela (2012, Portugal), Marsala (2013, Itália), Jerez de la Frontera (2014, Espanha), Reguengos de Monsaraz (2015, Portugal), Conegliano Valdobbiadene (2016, Itália) e Cambados (2017, Espanha).

A Rede Europeia das Cidades do Vinho (RECEVIN), que integra municípios de 11 países europeus, lançou em 2012 o concurso anual “Cidade Europeia do Vinho”, para intuito turístico.

A RECEVIN - Rede Europeia de Cidades do Vinho, constituída por cidades com forte dependência económica da viticultura e que se localizam em áreas protegidas, dedica-se à promoção dos vinhos das diferentes denominações de origem para a dinamização da economia dos respectivos territórios.

(PressTUR com Agência Lusa)

 

Clique para mais notícias: Portugal


Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Observação de baleias na Bahia deve atrair cerca de 15 mil turistas

16-07-2018 (16h06)

O estado nordestino brasileiro da Bahia prevê receber durante a época de observação de baleias, entre Julho e Outubro, cerca de 15 mil turistas.

Flor de Sal é o novo restaurante do Cabanas Park Resort

16-07-2018 (15h23)

O Cabanas Park Resort, em Tavira, vai contar com um novo restaurante a partir de quinta-feira, dia 19, o Flor de Sal, resultado de uma parceria entre a cadeia hoteleira AP Hotels e a marca de vinhos Quinta de São Sebastião.

Sonhando anuncia nova opção de alojamento 5-estrelas em Cayo Guillermo

16-07-2018 (15h06)

“A porta de entrada para um dos paraísos mais desejados do mundo”, assim é descrito pelo operador turístico Sonhando o 5-estrelas Grand Muthu Hotel, a nova opção de alojamento da sua programação para férias de Verão em Cayo Guillermo, em Cuba.

Soltrópico anuncia propostas para viagens à Madeira

16-07-2018 (14h52)

O operador turístico Soltrópico está a anunciar as suas propostas para viagens à Madeira, incluindo circuitos com visitas guiadas e pacotes “fly & drive”.

Solférias propõe combinados e circuitos na Tailândia

16-07-2018 (14h31)

O operador turístico Solférias divulgou para o mercado um conjunto de propostas para férias na Tailândia, incluindo combinados de praia e cidade, como Banguecoque e Phuket, e circuitos, que incluem visitas guiadas a destinos como Chiang Rai e Chiang Mai.