Museu Yves Saint-Laurent: uma viagem pelas criações do artista

21-06-2018 (16h49)

O Museu Yves Saint-Laurent encontra-se junto ao Jardim Majorelle, e oferece aos seus visitantes a possibilidade de uma viagem por entre algumas das criações do estilista, conhecer mais sobre a sua vida, e apreciar as galerias dedicadas à sua obra, musas e inspirações.

O museu encontra-se na rua Yves Saint-Laurent, junto ao Jardim Majorelle, e no Hall Yves Saint-Laurent é possível fazer um circuito por entre as peças da exposição permanente, que conta com 50 criações do estilista entre 1962 e 2002.

Os visitantes podem ainda apreciar as exposições temporárias, duas a três por ano, bem como uma galeria, também com rotatividade anual, dedicada ao trabalho de um fotógrafo que tenha trabalhado com o estilista.

O Auditório Pierre Bérge, com 150 lugares, está disponível para projecções de filmes e documentários com temática alusiva ao estilista, bem como para seminários, colóquios, concertos, óperas, peças de teatro, entre outros.

O Studio Café e a sua esplanada permitem desfrutar de uma refeição, elaborada com recurso a produtos locais, ou apenas tomar um chá ou café junto à fonte, no exterior.

Para os mais interessados, a biblioteca do museu dispõe de mais de 5.000 livros de temáticas que vão de moda e costura a botânica, passando por história árabe andaluz e cultura berber.

A Fundação Jardin Majorelle é uma organização sem fins lucrativos dedicada à preservação histórica, cultural e ecológica do Jardim Majorelle. Os eventuais lucros são reinvestidos em Marrocos consoante os objectivos da fundação, e para promover iniciaitivas culturais, educacionais e sociais.


Yves Saint-Laurent e Pierre Bergé

Em 1966, Yves Saint-Laurent e Pierre Bergé descobriram o Jardim Majorelle na sua primeira visita a Marraquexe. Em 1980, o casal adquiriu a propriedade, que estava destinada a tornar-se num hotel e decidiram viver na Villa Bou Saf Saf, renomeando-a Villa Oasis.

Os dois decidiram restaurar o jardim de acordo com a visão de Jacques Majorelle. A propriedade recebeu novas espécies de plantas a partir de 1999, tendo aumentado o seu número de 135 para 300 exemplares.

O antigo estúdio do pintor hoje em dia é o Museu Berber, que conta com peças da colecção privada de Yves Saint-Laurent e de Pierre Bergé.

A propriedade foi um local de inspiração para Yves Saint-Laurent, que faleceu em Paris a 1 de Junho de 2008, e teve as suas cinzas espalhadas no jardim de rosas da Villa Oasis.

O Jardim Majorelle conta com um memorial com um pilar romano, trazido de Tânger, com o nome do estilista inscrito.

Pierre Bergé doou o Jardim Majorelle à Fundação Yves Saint-Laurente e Pierre Bergé após a morte do estilista.

Desde 27 de Novembro de 2010 que a rua do jardim se chama Rue Yves Saint-Laurent.

"Em Marrocos, apercebi-me de que a variedade de cores que utilizo são as das zelliges (padrões em azulejos), zouacs (padrões pintados em madeira), djellabas e caftans (vestimentas tradicionais do Norte de África). A ousadia verificada no meu trabalho desde então, devo-a a este país, às suas harmonias fortes, às suas combinações audazes, ao fervor da sua criatividade. Esta cultura tornou-se minha, mas eu não estava satisfeito com a sua absorção; Eu transformei-a e adaptei-a". - Yves Saint-Laurent

Para aceder ao site do Museu Yves Saint-Laurent clique aqui.

O PressTUR viajou para Marrocos a convite da Solférias, TAP e Be Live Hotels.



Clique para ver mais: África

Clique para ver mais: Marrocos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Viajar Tours anuncia Djerba na Páscoa a partir de 699 euros

22-02-2019 (18h38)

A Viajar Tours está a promover pacotes para Djerba, na Tunísia, com voos charter à saída de Lisboa e do Porto durante o periodo da Páscoa, com o preço inicial de 699 euros.

Solférias, Soltrópico e Sonhando anunciam charters de Verão para Monastir (Tunísia)

20-02-2019 (13h21)

Os operadores turísticos Solférias, Soltrópico e Sonhando têm programados para este Verão dois voos charter para Monastir, na Tunísia, um realizado pela TAP, de Lisboa, e outro operado pela Tunisair, do Porto.

Solférias lança programas para Hurghada com voos Turkish Airlines

18-02-2019 (18h14)

O operador turístico Solférias divulgou para o mercado programas para viagens a Hurghada, no Egipto, com excursões opcionais a Luxor e Cairo, com voos Turkish Airlines à saída de Lisboa e do Porto.

Soltrópico promove Saïdia na campanha “Solmaníacos”

12-02-2019 (18h32)

A Soltrópico, que lançou no início do mês uma campanha para destinos de praia designada “Solmaníacos”, destacou na sua última divulgação para as agências de viagens os programas para Saïdia, em Marrocos, com preços desde 541 euros, com voos e sete noites de alojamento.

Sonhando lança programas para Verão na Tunísia com voos TAP e Tunisair

12-02-2019 (18h06)

O operador turístico Sonhando divulgou para o mercado a sua programação para férias de Verão na Tunísia, incluindo propostas para Hamammet, Port El Kantaoui, Mahdia e Skanes, com voos TAP e Tunisair de Lisboa e do Porto.