Museu Yves Saint-Laurent: uma viagem pelas criações do artista

21-06-2018 (16h49)

O Museu Yves Saint-Laurent encontra-se junto ao Jardim Majorelle, e oferece aos seus visitantes a possibilidade de uma viagem por entre algumas das criações do estilista, conhecer mais sobre a sua vida, e apreciar as galerias dedicadas à sua obra, musas e inspirações.

O museu encontra-se na rua Yves Saint-Laurent, junto ao Jardim Majorelle, e no Hall Yves Saint-Laurent é possível fazer um circuito por entre as peças da exposição permanente, que conta com 50 criações do estilista entre 1962 e 2002.

Os visitantes podem ainda apreciar as exposições temporárias, duas a três por ano, bem como uma galeria, também com rotatividade anual, dedicada ao trabalho de um fotógrafo que tenha trabalhado com o estilista.

O Auditório Pierre Bérge, com 150 lugares, está disponível para projecções de filmes e documentários com temática alusiva ao estilista, bem como para seminários, colóquios, concertos, óperas, peças de teatro, entre outros.

O Studio Café e a sua esplanada permitem desfrutar de uma refeição, elaborada com recurso a produtos locais, ou apenas tomar um chá ou café junto à fonte, no exterior.

Para os mais interessados, a biblioteca do museu dispõe de mais de 5.000 livros de temáticas que vão de moda e costura a botânica, passando por história árabe andaluz e cultura berber.

A Fundação Jardin Majorelle é uma organização sem fins lucrativos dedicada à preservação histórica, cultural e ecológica do Jardim Majorelle. Os eventuais lucros são reinvestidos em Marrocos consoante os objectivos da fundação, e para promover iniciaitivas culturais, educacionais e sociais.


Yves Saint-Laurent e Pierre Bergé

Em 1966, Yves Saint-Laurent e Pierre Bergé descobriram o Jardim Majorelle na sua primeira visita a Marraquexe. Em 1980, o casal adquiriu a propriedade, que estava destinada a tornar-se num hotel e decidiram viver na Villa Bou Saf Saf, renomeando-a Villa Oasis.

Os dois decidiram restaurar o jardim de acordo com a visão de Jacques Majorelle. A propriedade recebeu novas espécies de plantas a partir de 1999, tendo aumentado o seu número de 135 para 300 exemplares.

O antigo estúdio do pintor hoje em dia é o Museu Berber, que conta com peças da colecção privada de Yves Saint-Laurent e de Pierre Bergé.

A propriedade foi um local de inspiração para Yves Saint-Laurent, que faleceu em Paris a 1 de Junho de 2008, e teve as suas cinzas espalhadas no jardim de rosas da Villa Oasis.

O Jardim Majorelle conta com um memorial com um pilar romano, trazido de Tânger, com o nome do estilista inscrito.

Pierre Bergé doou o Jardim Majorelle à Fundação Yves Saint-Laurente e Pierre Bergé após a morte do estilista.

Desde 27 de Novembro de 2010 que a rua do jardim se chama Rue Yves Saint-Laurent.

"Em Marrocos, apercebi-me de que a variedade de cores que utilizo são as das zelliges (padrões em azulejos), zouacs (padrões pintados em madeira), djellabas e caftans (vestimentas tradicionais do Norte de África). A ousadia verificada no meu trabalho desde então, devo-a a este país, às suas harmonias fortes, às suas combinações audazes, ao fervor da sua criatividade. Esta cultura tornou-se minha, mas eu não estava satisfeito com a sua absorção; Eu transformei-a e adaptei-a". - Yves Saint-Laurent

Para aceder ao site do Museu Yves Saint-Laurent clique aqui.

O PressTUR viajou para Marrocos a convite da Solférias, TAP e Be Live Hotels.



Clique para ver mais: África

Clique para ver mais: Marrocos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonhando anuncia Marraquexe desde 487 euros

12-11-2018 (12h40)

O operador turístico Sonhando está a comercializar um pacote de três noites em Marraquexe para a passagem de ano, com voos TAP e o preço inicial de 487 euros.

Solférias promove "Cabo Verde à la Carte"

08-11-2018 (17h25)

O operador turístico Solférias está a promover circuitos dinâmicos em Cabo Verde, oferecendo aos clientes a possibilidade de personalizar as suas viagens, com preços a partir dos 817 euros para um pacote de sete noites.

Soltrópico anuncia Marraquexe desde 535 euros para o Réveillon

06-11-2018 (18h53)

O operador turístico Soltrópico está a promover um programa de Réveillon em Marraquexe, em Marrocos, com o preço inicial de 535 euros por pessoa.

Senegal desde 1.342 euros é proposta da Solférias

06-11-2018 (17h03)

A Solférias está a promover dois pacotes de sete noites no Senegal com voos TAP todos os dias e estadas até 31 de Outubro, com preços a começar nos 1.342 euros.

São Tomé e Princípe figura na lista de países a visitar em 2019 da Lonely Planet

06-11-2018 (14h54)

O guia Lonely Planet incluiu São Tomé e Príncipe na sua lista de 10 países a visitar em 2019, na nona posição.