Marraquexe: Os Jardins, o Palmeraie e o Vale de Ourika

27-12-2017 (19h01)

A cidade de Marraquexe dispõe de mais atracções além das zonas mais modernas e do seu centro histórico, tanto nas redondezas da sua medina, onde se localizam os Jardins Menara, Majorelle e Agdal, o Palmeraie e o Oliveraie Bab Jdid, como a cerca de 60 quilómetros, no sopé do Atlas, o Vale de Ourika.

Perto da Medina de Marraquexe, encontram-se os Jardins Menara, erguidos no século XII pelos Almohads, e que na actualidade são uma zona popular, onde os locais aproveitam para passear, especialmente aos fins-de-semana.

Este complexo conta com um lago artificial alimentado com água do Atlas, a cerca de 30 quilómetros de distância, e da chuva através de um sistema hidráulico com sete séculos, que permite a irrigação das suas zonas verdes.

Junto ao lago artificial encontra-se um pavilhão de arquitectura árabe, e nas suas redondezas é possível apreciar o quotidiano dos locais ou simplesmente relaxar debaixo de uma oliveira.

Os Jardins Agdal, que datam do século XII, também contam com um lago e um sistema de irrigação com base na água proveniente do Atlas, ao passo que o Jardim Majorelle, construído na década de 30 do século XX, conta com uma arquitectura mais elaborada e colorida, bem como diferentes tipos de vegetação que Jacques Majorelle coleccionava nas suas viagens.

Muito perto dos Jardins Menara encontra-se o vasto olival “Oliveraie Bab Jdid”, que conta com 130 hectares de oliveiras e que também é um área utilizada para os ‘passeios de domingo’ dos locais.

O Palmeraie, por sua vez, quando plantado pela dinastia Almorávida, contava com mais de 13.000 hectares de palmeiras, sendo que hoje é uma área que, apesar de contar com resorts, centros desportivos e de golfe, ainda oferece uma paisagem característica que pode ser desfrutada com um passeio de dromedário.

Inês Ferreira da agência Pesquisa Viagens, que participou na famtrip da Solférias, a qual incluiu, entre outras actividades, um passeio de dromedário no Palmeraie de Marraquexe com visita a uma aldeia tradicional, afirmou que “com pequenas coisas, o ir à medina, o ir ao Palácio, em que ficamos a saber muitas das vivências que eles tinham cultural e historicamente, e depois termos aquela experiência de andar de dromedário, são pequenas situações que tornam a viagem muito interessante”.

A cerca de 60 quilómetros de Marraquexe e com um clima consideravelmente mais fresco, encontra-se o Vale de Ourika, no sopé do Atlas, cujos picos cobertos de neve visíveis ao longe, combinam com as flores de amendoeira e cerejeiras durante a Primavera.

No Vale de Ourika, os visitantes têm a oportunidade de fazer tours, caminhadas pela Natureza, apreciar as cascatas de Setti Fatma, atravessar as pontes ‘à Indiana Jones’ que conectam as duas margens do Rio Ourika, aprender um pouco mais sobre a população berbere que ainda vive na região, ou almoçar nas margens do rio num dos coloridos restaurantes que convidam a uma refeição típica.

O Vale de Ourika também é conhecido pelos seus campos de açafrão, cuja ‘vindima’ decorre entre o fim de Outubro e meados de Novembro.

O PressTUR viajou para Marraquexe a convite do operador turístico Solférias, em voo TAP, e com alojamento no 4-estrelas Be Live Experience Marrakech Palmeraie.

Clique para mais notícias: Marraquexe

Clique para mais notícias: Marrocos

Clique para mais: África


Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Soltrópico promove Saïdia na campanha “Solmaníacos”

12-02-2019 (18h32)

A Soltrópico, que lançou no início do mês uma campanha para destinos de praia designada “Solmaníacos”, destacou na sua última divulgação para as agências de viagens os programas para Saïdia, em Marrocos, com preços desde 541 euros, com voos e sete noites de alojamento.

Sonhando lança programas para Verão na Tunísia com voos TAP e Tunisair

12-02-2019 (18h06)

O operador turístico Sonhando divulgou para o mercado a sua programação para férias de Verão na Tunísia, incluindo propostas para Hamammet, Port El Kantaoui, Mahdia e Skanes, com voos TAP e Tunisair de Lisboa e do Porto.

Nortravel anuncia charters de Verão para Sal e Boavista em parceria com a Soltour

07-02-2019 (17h23)

Os operadores Nortravel, comprado recentemente pelo grupo espanhol Árvoris, que em Portugal tem também a Jolidey, e Soltour, conhecido sobretudo pelos seus pacotes com hotéis Bahia Príncipe nas Caraíbas e Canárias, anunciaram hoje que terão charters este Verão para as ilhas cabo-verdianas do Sal e da Boavista, concorrendo directamente com Soltrópico e Solférias, que têm sido os principais promotores de Cabo Verde em Portugal.

Solférias e Soltrópico cancelam charters para Páscoa no Egipto

04-02-2019 (11h25)

Os operadores turísticos Solférias e Soltrópico cancelaram os voos charter que tinham programado para o Egipto, confirmaram ao PressTUR fontes das duas empresas, indicando que a procura "não correspondeu às expectativas".

Sonhando põe à venda férias da Páscoa em Hurghada

30-01-2019 (17h31)

O operador turístico Sonhando está a comercializar programas para as férias da Páscoa em Hurghada, no Egipto, com voos directos de Lisboa às sextas-feiras de 5 a 26 de Abril.