Luxor mostra o esplendor do Novo Império

07-06-2019 (16h30)

Luxor ganhou importância entre os anos 2050 e 1710 a.C. e chegou a ser capital do Egipto, período durante o qual começou a ser construído o que é hoje o Complexo de Karnak. Era inicialmente um templo dedicado ao deus Amon-Rá e foi crescendo até se tornar um imenso conjunto de templos, santuários e outros monumentos dedicados a deuses e faraós, que se expande por dois quilómetros quadrados.

Mesmo com a mudança da capital do Egipto e com a sucessão de lideranças do país, Tebas manteve sempre uma posição como capital religiosa do país, onde foram construídos vários monumentos.

O complexo foi renovado e aumentado sucessivamente ao longo de quase 1.500 anos, já que era o local de adoração mais importante do Egipto durante o período do Novo Império e todos os faraós queriam lá deixar a sua marca.

O complexo é dominado pelo Templo de Amon-Rá, que constitui a imagem mais famosa do local, o Grande Salão Hipostilo, uma área com 134 colunas que em tempos suportavam um telhado.

A grandeza das colunas, a beleza e perfeição dos hieróglifos que ainda perduram no local convidam à contemplação, a uma caminhada tranquila mas de olhos atentos aos pormenores.

Ao mesmo tempo que investiam neste complexo, os faraós também foram construindo os seus túmulos no que actualmente é conhecido como o Vale dos Reis, localizado no lado Oeste do Nilo.

Para continuar a ler clique:

Vale dos Reis, a última morada dos faraós

 

 

por Luís Canto

O PressTUR viajou a convite dos operadores Solférias e Soltrópico

 

Para ver mais clique:

 

Egipto, um destino para muitos sonhos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Soltrópico promove ofertas para viagens à partida de Lisboa em Julho

12-06-2019 (16h20)

O operador turístico Soltrópico está a promover a sua oferta de pacotes turísticos com partida de Lisboa durante o mês de Julho, incluindo destinos como Saïdia, Porto Santo, Monastir e Boavista.

Soltrópico promove pacotes para o Verão por menos de 500 euros

11-06-2019 (13h36)

O operador turístico Soltrópico lançou uma campanha de “última chamada” para os seus programas de Verão com voos charter, em que destaca pacotes para Saïdia, Porto Santo e Tunísia por menos de 500 euros.

Egipto, um destino para muitos sonhos

07-06-2019 (16h44)

Destino de sonho é título para muitos, mas para poucos será pelos mesmos motivos que o Egipto, onde há cinco mil anos prosperou uma civilização que ainda hoje fascina, com pirâmides, templos, múmias... Mas há mais para descobrir, de mota no deserto ou com barbatanas no Mar Vermelho.

Cairo: Viagem ao tempo dos faraós

07-06-2019 (16h42)

O Cairo, uma cidade à escala de um país, com mais ou menos o dobro da população de Portugal, é um ponto privilegiado para começar a conhecer a diversidade do Egipto, começando pela cultura faraónica, num circuito pelas Pirâmides de Gizé, a Esfinge e o Museu Egípcio.

Do legado de Tutancamon à quietude de um passeio pelo Nilo

07-06-2019 (16h39)

As pirâmides, mesmo com toda a sua imponência, mostram apenas um detalhe dos costumes do Egipto Antigo. É preciso visitar o Museu Egípcio para saber mais, para ver os objectos que os faraós levavam para os seus túmulos, que significado tinham e como os podiam guiar nas suas viagens depois da morte.

Noticias mais lidas