Fez: a mais antiga Cidade Imperial de Marrocos

16-08-2018 (16h53)

A cidade de Fez, a mais antiga das quatro cidades imperiais de Marrocos, além de ter uma medina com 12 séculos de história e ser considerada Património Mundial pela UNESCO, é também um bom ponto de partida para conhecer o país.

Capital da região Fès-Meknès, que engloba duas cidades imperiais, Fez encontra-se a Noroeste das Montanhas do Atlas e é a segunda maior metrópole do país, com mais de um milhão de habitantes.

A cidade começou por consistir em duas povoações muito próximas que datam do século VIII. No século XI, o rei Almorávida Yusuf ibn Tashfin uniu-as e criou aquilo que é hoje o quarteirão Fes el Bali, na medina de Fez.

Durante o reinado dos Almorávidas, a cidade tornou-se num pólo de comércio e de educação religiosa. Posteriormente, durante o reinado dos Almóadas tornou-se na maior cidade do mundo no decorrer do século XII.

A dinastia dos Marinids foi responsável pela criação do quarteirão Fes Jdid, o segundo quarteirão da medina, em terreno mais elevado, onde se encontram mesquitas, madrassas, palácios e jardins.

Até 1912, ano em que teve início o periodo do protectorado francês, Fez foi capital de Marrocos. Com a chegada dos franceses, foi criada a Ville Nouvelle, a área mais moderna da cidade.

A partir de Fez é possível conhecer as povoações nas suas proximidades como Bhalil, Sefrou ou Azrou, ou fazer um circuito pelas quatro cidades imperiais de Marrocos (Fez, Meknès, Rabat e Marraquexe).

O PressTUR viajou para Marrocos a convite do Turismo de Marrocos e da TAP.


Clique para ver mais: África

Clique para mais notícias: Marrocos

Share
Tweet
+1
Share
Comentários
Escrever comentário

Outras Notícias

Sonhando anuncia Marraquexe desde 487 euros

12-11-2018 (12h40)

O operador turístico Sonhando está a comercializar um pacote de três noites em Marraquexe para a passagem de ano, com voos TAP e o preço inicial de 487 euros.

Solférias promove "Cabo Verde à la Carte"

08-11-2018 (17h25)

O operador turístico Solférias está a promover circuitos dinâmicos em Cabo Verde, oferecendo aos clientes a possibilidade de personalizar as suas viagens, com preços a partir dos 817 euros para um pacote de sete noites.

Soltrópico anuncia Marraquexe desde 535 euros para o Réveillon

06-11-2018 (18h53)

O operador turístico Soltrópico está a promover um programa de Réveillon em Marraquexe, em Marrocos, com o preço inicial de 535 euros por pessoa.

Senegal desde 1.342 euros é proposta da Solférias

06-11-2018 (17h03)

A Solférias está a promover dois pacotes de sete noites no Senegal com voos TAP todos os dias e estadas até 31 de Outubro, com preços a começar nos 1.342 euros.

São Tomé e Princípe figura na lista de países a visitar em 2019 da Lonely Planet

06-11-2018 (14h54)

O guia Lonely Planet incluiu São Tomé e Príncipe na sua lista de 10 países a visitar em 2019, na nona posição.